Olá a todos,
Podia fazer aqui um comunicado, mas não se tratará disso, apenas venho aqui, como administrador do blogue e como leixonense, mostrar também aqui a minha solidariedade para com todos, desde atletas, treinadores, directores e pais dos atletas.
Recebi por várias vezes e-mails onde vinham a falar de determinados jogos em que se falava muito das arbitragens que se realizavam nos jogos das formações. Por isso, como ex arbitro, prometi um dia poder ver alguns jogos dos escalões de formação para poder ver o que realmente se passava ou então quem era o dito senhor que pertubava o nosso clube.
Neste fim de semana passado, mais precisamente no domingo, pude ir ao velhinho Siza Vieira e ver ao vivo tal personagem que até a mim irritou.
Não irei estar aqui a dizer se o senhor esteve bem ou mal, nem julga-lo. Podia ver as regras e regulamentos da AVP ou da FPV e acho que nem por ai também iriamos encontrar muita coisa para discutir e porque?
Porque os critérios são apenas escritos pois na prática acontecem outras coisas.
Por tal apenas posso sugerir que 2 coisas:
1º Sempre que o dito senhor se prepare para começar a arbitrar, informar o senhor árbitro de que a/as nossas equipas o vão fazer sobre protesto.
2º Alguém dentro do clube, que analise o trabalho deste senhor e informar a AVP sobre o que realmente se passou.
A análise tem de ser ponto a ponto, ou então sempre que houver algo que seja erro por parte do árbitro, assinalar o que aconteceu, o que ele marcou, em que ponto foi e as reacções do mesmo.
Da minha parte, falei já com alguém da arbitragem, que não vou mencionar aqui o nome, para que se pudesse acompanhar um pouco mais este e outros árbitros em questão, principalmente quando fosse nos nossos escalões de formação para que vissem e avaliassem melhor os árbitros.
Para terminar e não querendo também por isto desculpar o senhor, penso e devo esclarecer outra coisa, da qual enquanto ex árbitro pode constatar, e não só eu.
Os novos árbitros são atirados um pouco aos leões, a formação pode ser a melhor, mas o acompanhamento que tem os árbitros depois de terminados os cursos é o pior. Por tal, posso dizer que no inicio da época do senhor árbitro que aqui criticamos e que para muitos é já persona non grata no clube, o dito senhor que na altura deveria estar acompanhado dum 2º arbitro, deu-se ao luxo de ter o dito sr árbitro sentado na mesa do marcador, vestido com roupa normal, quando este deveria estar no jogo, a ajudar e a fazer o trabalho, pois este estava nomeado para arbitrar e não para estar sentado.
Ora como o maçarico não deve ter conhecimento das regras todas e o 2º arbitro sabia de tal facto, este deixou estar e fez o trabalho que tem feito até hoje.
O tal 2º árbitro que falo, além de ser árbitro internacional é também membro da direcção da AVP, o que está tudo dito.
Por isso e como os clubes é que pagam as arbitragens, penso que a melhor forma seria mesmo em cada jogo faze-lo sobre protesto e ao entregar o boletim de jogo, entregar sempre um relatório sobre o que realmente sucedeu no jogo, se for necessário filmam-se os jogos.
terça-feira, 17 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário